Sessão Magna de Diplomação no GODF

03/06/2019 – 15h00

Em 21/05/2019, o Tribunal Distrital Eleitoral do Grande Oriente do Distrito Federal (TDE/GODF) realizou Sessão Magna para diplomação do Grão-Mestre Distrital, Eminente Irmão Reginaldo Gusmão de Albuquerque, e do Grão-Mestre Distrital Adjunto, Poderoso Irmão Marcos Antônio Pereira Noronha, eleitos para o período administrativo 2019-2023.

            A Sessão foi presidida pelo Venerável Irmão Inimá José Valente, Presidente do TDE/GODF, ladeado pelo Eminente Irmão Lucas Galdeano, Grão-Mestre Distrital, e pelo Venerável Irmão Miguel Ferreira da Silva, da ARLS Brasília n. 1882, 1º Vigilante da Ass. Distrital Legislativa (ADL), representando o Eminente Irmão Osvaldo Joaquim de Souza, Presidente daquela Casa de Leis.

            O Egrégio Tribunal estava composto, além do Presidente, pelos Juízes Astrogildo Almeida Melo, Bernardo José de Sales, Manoel Santos Ferraz e Mauro Xavier Martins Fontes. Também se fez presente o Subprocurador, Venerável Irmão Argeu Ramos da Silva, na oportunidade representando o Poderoso Irmão Nísio Edmundo Ribeiro Tostes Ribeiro Filho, Procurador do GODF.

Após declarada a abertura da Sessão, o Ilustre Irmão Bernardo José de Sales fez a leitura do resultado das eleições para os cargos de Grão-Mestre Distrital e Grão-Mestre Distrital Adjunto, e o Presidente proclamou o resultado das respectivas eleições, declarando eleitos para o quadriênio 2019 a 2023 os irmãos Reginaldo Gusmão de Albuquerque e Marcos Antônio Pereira Noronha, respectivamente para os cargos de Grão-Mestre e de Grão-Mestre Adjunto do GODF. Proclamado o resultado das eleições, o Presidente do TDE/GODF procedeu a diplomação do Irmão Reginaldo Gusmão de Albuquerque para o cargo de Grão-Mestre Distrital e do Irmão Marcos Antônio Pereira Noronha para o cargo de Grão-Mestre Distrital Adjunto.

            Em seguida, o Ilustre Irmão Astrogildo Almeida Melo fez a entrega do Diploma ao Grão-Mestre Distrital Adjunto, e o próprio Presidente do TDE/GODF fez a entrega do Diploma ao Grão-Mestre Distrital. Após a entrega dos Diplomas a palavra foi concedida ao Eminente Irmão Reginaldo Gusmão de Albuquerque.

            Em seu pronunciamento, o Grão-Mestre Distrital diplomado destacou ser esta data um novo dia de um novo tempo para o GODF. Ressaltou, entretanto, que esse novo tempo se iniciou há alguns anos, quando assumiu o honroso cargo de Grão-Mestre Distrital Adjunto e começou a implementar, sob a liderança do Eminente Irmão Lucas Galdeano, o Plano de Ação e Metas 2015-2019, baseado em Planejamento Estratégico com cenários até 2033.

Afirmou que “esta solenidade, marco da conclusão do processo eleitoral, é resultado da união de esforços que bem caracteriza os objetivos traçados para a nossa administração”. Prosseguiu dizendo que pretende, “juntamente com o Poderoso Irmão Marcos Noronha, implementar uma AÇÃO global, baseada no princípio da FRATERNIDADE, com vistas a alcançar uma EVOLUÇÃO que resulte no estreitamento das relações do GODF com os Irmãos, com as Lojas Jurisdicionadas, com a Família Maçônica e com a Sociedade”.

Acrescentou, que o Plano de Ação e Metas 2019-2023 estará aberto à efetiva participação das Lojas Jurisdicionadas por intermédio de todos os Obreiros dispostos a contribuir para o bem da Obediência Distrital.

Convidou a todos, indistintamente, “a abraçarem o novo e a ombrearem com o Grão-Mestrado na execução dos projetos submetidos à consideração dos Irmãos e aceitos pelo povo maçônico, que nos confiou a subida honra de administrar o GODF nos próximos quatro anos”.

            O Eminente Irmão Lucas Galdeano, por sua vez, elogiou o trabalho justo, transparente e equilibrado levado avante pelo Egrégio TDE/GODF durante o processo eleitoral. Desejou sucesso aos diplomados, exaltando suas qualificações e elogiando a postura ética adotada durante a campanha. Fez menção especial à dedicação do Eminente Irmão Reginaldo, que exerceu o cargo de Grão-Mestre Distrital Adjunto no período de junho/2015 a setembro/2018. Assinalou sua dedicação e zelo, ao participar ativamente em todos os projetos que buscaram a manutenção da Obediência Distrital como centro de união que congrega todas as Lojas e Obreiros da Jurisdição.

Nas palavras conclusivas, o Venerável Irmão Inimá relatou a lisura do TDE/GODF para com o processo eleitoral, agradeceu ao Eminente Irmão Lucas Galdeano pela forma harmoniosa como tem dirigido os destinos do GODF, desejou uma profícua administração para os Irmãos hoje diplomados e agradeceu a presença de todos.

            O Grão-Mestrado do GODF sentiu-se prestigiado com a participação de autoridades maçônicas do GOB, do secretariado do GODF, de membros do Ilustre Conselho Distrital, de Veneráveis Mestres, Mestre Instalados, Mestres Maçons, Companheiros e Aprendizes que abrilhantaram essa cerimônia, lotando o Templo Nobre do GODF, dentre os quais os membros da Loja Brasília, Irmãos Benedito A. Gonçalves, Lairton de Melo, Lairton Jr e Miguel Ferreira da Silva, este compondo a mesa dos Trabalhos.

Irmãos Lairton Jr, Lairton de Melo e Miguel